quinta-feira, 4 de junho de 2009

Emoções

Vemos nas ruas diariamente pessoas preocupadas, alegres, deprimidas deixando transparecer em suas expressões estados que lhes são internos. Sabemos que o homem não é um objeto, uma máquina pensante, mas um Ser que trabalha, se emociona, se diverte, vibrando ou não com os acontecimentos que diariamente lhe sucedem.
No entanto, a maioria dos nossos estados emocionais não são muito intensos.
São diversas as emoções que o homem é capaz de demostrar, e em diferentes momentos e lugares, por exemplo, em uma organização pessoas diferentes são condicionadas a tarefas em grupos e nunca se sabe qual reação alguém terá diante de determinada situação.
Mas existem algumas emoções, que geralmente estão presentes no dia-a-dia de cada um de nós, entre ela podemos citar:

Cólera: impulso desordenado contra alguém ou alguma coisa, manisfestado quase sempre por falta de controle do indivíduo sobre seu próprio Eu.
A Cólera manifesta-se através de reações agressivas contra o elemento que impede a execução dos nossos desejos. Ela se origina em situações de frustração, isto é, obstáculos que encontramos em nossos caminhos para a realização desses nossos desejos;
Medo: É um estado emocional de agitação que se verifica pela presença ou pressentimento de um perigo concreto. Quase que freqüentemente o medo representa um papel negativo, porque aumenta os movimentos de fuga do indivíduo.
O medo é inimigo da saúde mental e física. Destrói a coragem e a autoconfiança. Enfraquece e suprime a ação intencional, deforma a perspectiva e inibe o pensamento claro;
Prazer: O prazer é um estado emocional que se caracteriza pelo desejo de sua continuidade.
Essa sensação agradável pela qual você passa está ligada à satisfação de ver recompensado um esforço em conseguir o seu objetivo. Para o ser humano, as recompensas, os galanteios e a aprovação dos amigos ou da comunidade em que vive evocam efeitos de prazer e satisfação, desde que atendam às suas necessidades.
Amor: É o mais nobre sentimento de que é capaz o ser humano. Não se reduz a uma simples simpatia romântica e muito menos à atração sexual. Ele é, antes de tudo, o dom de cada ser humano possui para promover a plenitude do amor, como o amor, fraterno, ao próximo, materno, paterno, conjugal, e outros.
Pessoal, este assunto é bem interessante, pois podemos usá-lo como um espelho para cada um de nós analisarmos nossas próprias atitudes e sentimentos.
Boa noite à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário