quinta-feira, 11 de junho de 2009

Filme " As Quatro Plumas "


À frente de AS QUATRO PLUMAS encontra-se Shekhar Kapur, diretor do premiado Elizabeth, vencedor de diversos Oscars - um filme aclamado pela crítica que também rendeu a Kapur uma indicação ao Globo de Ouro de melhor diretor. Apresentando um elenco talentoso, AS QUATRO PLUMAS é estrelado por Heath Ledger (A Última Ceia, O Patriota e 10 Coisas que Odeio em Você), Wes Bentley, vencedor do Screen Actors Guild Award por sua fascinante atuação no premiado Beleza Americana, e Kate Hudson, cuja atuação excepcional em Quase Famosos lhe rendeu um Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar.
A história de AS QUATRO PLUMAS é sobre Harry Feversham (Heath Ledger), admirado por seus camaradas como um dos melhores soldados em seu regimento. Apaixonadamente devotado a sua linda futura esposa, Ethne (Kate Hudson), Harry tem um futuro promissor como militar e uma vida feliz o aguarda ao lado da mulher que ama. Mas quando um exército de rebeldes sudaneses ataca uma fortaleza colonial britânica em Khartoum e seu regimento é enviado para o Norte da África, Harry se vê dominado por inseguranças e incertezas e abandona seu posto quando seu regimento embarca para a guerra.
Chocado pela atitude de seu filho, o pai de Harry o repudia. Assumindo que ele tem medo, três dos amigos de Harry - e até mesmo sua noiva Ethne - lhe enviam cada um uma pena branca, um símbolo de covardia, já que ninguém consegue entender o que ele fez.
Atormentado, isolado e solitário em Londres, Harry descobre que seu melhor amigo, Jack (Wes Bentley), e seu antigo regimento sofreram um ataque brutal dos rebeldes. Instantaneamente, o elo que possui com seus camaradas o inspiram a transcender suas inseguranças e assumir uma missão que é ainda mais forte do que sua resolução contra a guerra - salvar seus amigos a qualquer custo.
AS QUATRO PLUMAS se passa durante o auge do imperialismo britânico, quando as nações européias lutavam para dividir a África entre si. Em 1884, um líder religioso muçulmano, Muhammad Ahmed, conhecido como o Madhi, liderou os árabes sudaneses em uma revolta contra o controle britânico, e o general Charles Gordon foi enviado para aplacar a rebelião. Mas os guerreiros de Mahdi se mostraram fortes demais para Gordon, que se viu sitiado com seus homens em Khartoum, que eventualmente caiu em 1885, em uma batalha que matou o general e boa parte de seu exército. "Os jovens soldados na época de AS QUATRO PLUMAS não questionariam seu dever de lutar por sua rainha e seu país," diz o diretor Shekhar Kapur. "As dúvidas de Harry tornam a história particularmente interessante pois, para encarar seus medos, ele é forçado a transcendê-los. A questão é: teria sua desistência sido um ato de covardia ou, na verdade, de grande coragem?"
No começo do filme o personagem principal de AS QUATRO PLUMAS, Harry Feversham, é invejado por todos seus amigos - o confiante jogador de rugby que conquistou o coração da garota mais bonita de todas. Mas quando seu regimento é enviado para a guerra, ele começa a questionar tudo... inclusive a si mesmo.
Harry Feversham é um homem enfrentando seu maior medo -dúvidas a respeito de si mesmo. Por isso, eu procurei um ator que pudesse manter a dignidade mesmo enfrentando estas dúvidas," diz Kapur. "Eu precisava de alguém que pudesse emergir da infância para a maturidade e finalmente para a sabedoria verdadeira. Quando fiz o teste com Heath, fiquei surpreso que alguém tão jovem pudesse ter tamanha sabedoria."
"O roteiro era absolutamente brilhante," diz Ledger, "e participar deste filme foi uma verdadeira jornada para mim. Apesar de ter requisitado muito esforço - emocional, físico, espiritual e mental - também foi muito divertido."
O melhor amigo de Harry, Jack Durrance, é interpretado por Wes Bentley. Conhecido por interpretar o incrivelmente complexo vizinho de Beleza Americana, Bentley vê Durrance como um homem que enxerga o mundo de forma muito clara, então é bastante irônico o fato de seu personagem ficar cego.
Durrance é obcecado com sua visão de mundo de moralidade absoluta. O certo e o errado estão claramente definidos. Porém, ao se encontrar em áreas intermediárias durante o filme, assim como Harry ele também é forçado a descobrir e aceitar quem ele é de verdade. Wes Bentley era apropriado para o papel não apenas porque eu precisava de alguém extremamente bonito, mas também porque ele podia retratar alguém com uma personalidade complexa e obsessiva. Seus impressionantes olhos azuis representam clareza, e a cegueira é uma metáfora para a perda de clareza. Wes mostrou este tipo de complexidade em Beleza Americana, e ele me impressionou desde o início.
Kate Hudson, mais conhecida por seu papel de estréia em Quase Famosos, interpreta o complexo papel de Ethne, uma jovem cuja profunda paixão por Harry é abalada por sua decisão de não ir à guerra."
"Ethne é uma personagem muito interessante," diz Hudson. "Por um lado, seu amor por Harry parece ser inabalável, mas por outro, ela é completamente influenciada pelas percepções das pessoas à sua volta. Eu gostei da complexidade do papel, e imagino que, dadas as circunstâncias, sua reação às atitudes de Harry são absolutamente realistas para aquela época, e talvez até mesmo para hoje em dia."
O tema da amizade, que é marcante em AS QUATRO PLUMAS, talvez seja melhor representado na relação entre Harry e Abou Fatma, o guerreiro africano que conhece Harry quando este chega ao Sudão. Interpretado por Djimon Hounsou, que recebeu uma indicação ao Globo de Ouro por sua atuação em Amistad, de Steven Spielberg, e uma indicação ao Screen Actors Guild por seu trabalho em Gladiador, Abou Fatma acrescenta uma nova dimensão ao filme, nunca antes vista em versões anteriores desta história.
Unidos, os personagens representam a união instantânea de dois espíritos muito diferentes que se complementam ao mesmo tempo que permitem um ao outro serem individuais.
..."Apesar de existir um grande companheirismo entre Harry e seus amigos, especialmente no início do filme, cada um segue sua própria jornada," diz Sheen, cuja jornada particularmente árdua de seu personagem, Trench, acaba em um campo de prisioneiros.O filme faz refletir muito a respeito de como a vida é preciosa e até onde os seres humanos podem ir apenas para sobreviver.
Todos os personagens são fortes, mas mesmo assim cada um possui seus pontos fortes e fracos,este é um filme sobre amizade e os arrependimentos, a fé, os problemas e as provações pelas quais companheiros passam. É uma história maravilhosa,
no fundo, é um filme sobre garotos indo à guerra e se tornando homens. Mostra a transição das certezas inocentes da infância para a constatação da dúvida, e finalmente para a auto-consciência da maturidade.

Pessoal, espero que assistam ao filme e analsem o quanto ele aborda a questão do esforço emocional das pessoas ;)

Um comentário:

  1. Li este texto e resolvi baixar o filme na net para assistir, me surpeendi com a diemnsão do roteiro!
    filme muito interessante...

    ResponderExcluir